terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quando estamos cercadas pela preocupação e pelo questionamento.


Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou.
Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração,
nem tenham medo.  João 14:27

Hoje eu quero compartilhar com vocês um pouquinho do que aprendi lendo um livro de Joyce Meyer: “Se não fosse pela Graça de Deus”.
Ganhei esse livro da minha mãe e fiquei enrolando pra começar a lê-lo pelo menos 1 ano.  Não imaginava que seria tão bom, que traria tanto descanso ao que antes era preocupação, questionamento e frustração.
 Mas o que é preocupação?  De acordo com os dicionários preocupação significa atormentar-se com pensamentos perturbadores; sentir-se desconfortável e ansioso; ou atormentar-se com aborrecimentos, cuidados ou ansiedades.  Em geral é isso que temos em mente quando falamos em preocupação.
Também vamos falar de questionamento, e pra essa definição optei pela que encontrei no livro de Joyce Meyer.  Para ela, questionamento é o interminável revolver da mente em torno de uma situação, buscando conhecimento e entendimento.
Fala a verdade: Essa não é uma boa descrição do que acontece quando eu e você colocamos um problema na nossa mente? Quando alguma coisa está nos incomodando, não ficamos revolvendo-a em nossos pensamentos, procurando interminavelmente por algum tipo de resposta ou solução para ela?

“Embora a preocupação seja, quase sempre, inteiramente negativa e sem sentido porque jamais produz nada de bom, algumas vezes o questionamento pode parecer ser positivo e produtivo. Podemos sentir que resolvemos a situação. Podemos experimentar algum tipo de paz, porque pensamos que encontramos uma saída para lidar com o que quer que esteja nos aborrecendo. Essa é, em geral, uma falsa paz que não dura, porque estamos tentando resolver um problema dependendo do nosso próprio entendimento, ao invés de depender do Senhor.”
 

Você concorda com Joyce Meyer?  Eu confesso que algumas vezes concordo e outras discordo, ás vezes concordo, mas ajo de forma diferente, e por aí vou... Mas tenho aprendido a cada dia viver na dependência do Senhor, afinal, não foi pra isso que nos colocamos a Sua disposição?  Não é essa a nossa meta? Viver no Centro da Vontade de Deus?

Dependa do Senhor, não de si próprio: Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.  Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Provérbios 3:5-7.

Lembre-se: Quando você tem um problema na sua vida com o qual não está sabendo lidar, o que você precisa não é mais cálculo e questionamento, mas mais Graça.  Se você não consegue enxergar a solução para o seu problema, então precisa que o Senhor faça isso pra você. Quanto mais se preocupar e questionar, mais se afligirá e revolverá o problema em sua mente, e será mais improvável que enxergue a solução para ele. Questionamento não produz paz.  Produz Confusão.
Claro, certos tipos de personalidade – como a minha – são mais questionadoras que outras.  Esses ‘questionadores’ gostam de se sentar e ruminar sobre seus problemas, tentando descobrir como lidar com eles.  Eu, com certeza, preciso parar de fazer isso.  Começo meu dia sentando-me com uma xícara de café e irmanando-me com meus problemas.  Será que estou tendo comunhão com meus problemas ou com o Senhor?

“Enquanto continuarmos tentando resolver nossos problemas, ficaremos mais e mais frustrados e confusos. A razão é porque estamos tentando operar sem a Graça de Deus – e isso jamais será bem-sucedido.”
 
Joyce ainda fala no livro que certa vez enquanto orava e pedia discernimento a Deus para resolver uma situação, o Senhor a disse: Joyce, você jamais terá discernimento enquanto não desistir do questionamento”.
Veja bem, o Senhor não disse “até que Eu a livre do seu questionamento”, ele disse “até que Você desista do seu questionamento.”
Se você está tentando resolver tudo na vida, deve perceber que isso é apenas um hábito, um mau hábito, que você deve quebrar.  Preocupação e questionamento não fazem nada exceto causar mais frustração e confusão.  Você não precisa preocupar-se nem questionar, precisa ficar em silêncio e ouvir. 

Você não atingirá qualquer progresso real em ouvir a Deus enquanto não lidar adequadamente com seu excessivo questionamento.”
 
 Que possamos entrar no descanso de Deus e começar ouvir Suas respostas!
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

“O Mundo Maravilhoso dos Meninos”


Olhe Amiga Mãe, agora é nossa vez!  Vamos conversar e tentar descobrir o que significa ser menino e como podemos nos relacionar melhor com eles.  Dessa vez conto (e dependo) de seus comentários.  Só assim chegaremos a um perfil melhor desenhado!
Fala sério!  Existem algumas tarefas que exigem mais do que habilidades necessárias a uma mãe no cumprimento de nossos deveres diários.  Temos que ser psicólogas residentes, médicas, teólogas, educadoras, enfermeiras, cozinheiras, motoristas, bombeiras e, ocasionalmente, policiais!  E mesmo tendo sucedido bem em cada uma dessas responsabilidades, pode ter certeza: Elas vão se repetir todas outras vez amanhã!
Se você não é mãe e está tentando compreender o mundo em que vivemos, queira me acompanhar numa visita pela manhã ao pediatra:

“Depois de ficar sentada 45 minutos com um garotinho irritado, febril, no colo, a mamãe e o bebê são finalmente recebidos no consultório.  O médico examina a criança doente e depois diz à mulher com expressão séria:
- É preciso que ele fique quieto durante quatro ou cinco dias.  Não deixe que coce a erupção.  Ele não pode cuspir o remédio, e você vai ter que ficar atenta às suas fezes. 
- Está bem Dr.! Mais alguma recomendação?
- Sim, mais uma.  Esta virose é altamente contagiosa.  Faça com que seus quatro outros filhos fiquem longe dele.  Volte dentro de uma semana.”

E sabe o que é mais surpreendente?  A maioria de nós conseguiria cumprir o recado e fazê-lo com amor e graça!  Apesar dessa dedicação porém, vamos admitir:  Educar meninos é um desafio especial!
Eu me lembro como era ser uma menininha enfeitada de babados e lacinhos, mas só tenho uma vaga ideia de como meus filhos sentem, pensam e se comportam.  Os meninos tendem a fazer bagunça, provocar os irmãos, correr pela casa e desafiar cada decisão e ordem que lhes damos.
Li uma vez um artigo do Dr. Tim Irwin que dizia que as mulheres que não cresceram com irmãos ficam no geral espantadas com os meninos – com a aparência, sons e cheiros que eles geram.  E eu concordo com ele! Muitas vezes eu não tenho ideia de como tratar com os meus!
O que eu procuro fazer (e isso pode ser uma sugestão) é ajudar meus meninos a liberar seu excesso de energia envolvendo-os em atividades onde lutas, risos, corridas, acrobacias e gritos sejam aceitáveis.  Taekwondo e Futebol são algumas possibilidades.  Também tento fazer com que suas mentes e mãos estejam sempre ocupadas.  Acredite: Deixá-los entediados gera ainda mais trabalho!
Há uma outra característica em nossos boys que aposto que você já notou: Eles quase não escutam a maior parte do tempo! Têm habilidade notável para ignorar tudo o que não lhes interessa!  Os homens também são assim.  Allan consegue ler um relatório do trabalho e não ouvir nada que está sendo dito a um metro de distância.
Os meninos tem essa mesma habilidade de nos ignorar.  Eles sinceramente não escutam as palavras que estão sendo despejadas em seus ouvidos.  Uma vez recebi um conselho que tem dado certo, e quero compartilhar: Toque fisicamente seu filho quando quiser obter sua atenção!  E assim eu faço!  Quando ele olha pra mim passo logo minhas mensagens em frases curtas!

           Então, apertem os cintos!  Temos bastante terreno interessante a cobrir!  E você, o que tem a dizer de seu menininho?

De volta à "VIDA NORMAL"



Há quanto tempo não escrevo no Blog! Senti falta!!
Mas os motivos que me distanciaram foram os melhores possíveis!
Ao mesmo tempo: Recebi a visita de meu pai (por 10 dias) e estava preparando a festinha de aniversário de meus meninos – Diogo e Otávio.
Não!  Eles não são gêmeos!  Kkkkkkkkk  Mas foram matematicamente planejados na planilha do Excel! Imaginem só!!  Dois partos normais, com 3 anos e 1 semana de diferença! Kkkkkkkkk  Se o parto fosse cesárea poderia ser no mesmo dia!!!!



Os preparativos da festa de aniversário foram muitos.  Resolvi fazer o máximo possível eu mesmo! Essas festinhas em cerimoniais são muito caras, então: Sem Chance!!  Escolhemos a lanchonete favorita deles, reservamos o segundo piso e mandamos ver! Acredite: Saiu ainda mais em conta do que fazer a festinha em nossa casa!!!  A decoração?  Eu mesmo me encarreguei disso.  Claro, com a ajuda de algumas amigas brincamos, inventamos e fizemos a festa!!!


Paralelo a tudo isso, meu pai estava nos visitando.  Faziam mais de 2 anos que não o víamos, os meninos estavam loucos de saudade!  Bem, todos nós estávamos! E como a carteira de motorista dele estava vencida e ele só tinha a Drive’s License de Massachusetts, tive a tarefa de ser sua motorista enquanto estava aqui.
 
(Photo by Diogo)

A partir daí você já consegue tirar suas conclusões: Dias extremamente ocupados, sem chance de entrar na Internet, nem pra ler meus e-mails!
Busy, Busy, Busy
But
Happy, Happy, Happy
Como foi maravilhoso organizar cada detalhe da festinha dos meninos, recortar cada adesivo, cada cupcake wrapper, fazer cada docinho!  Eles também amaram ver tudo acontecendo e tomando forma todos os dias em sua própria casa!
 
  

  

Como foi bom ter meu pai aqui por esses dias, e com isso ter a oportunidade de rever tios e primos, ir na casa de minhas avós, coisa que eu não fazia há muito tempo!
Motivos explicados, tenho certeza de que estou perdoada, não é mesmo?