terça-feira, 14 de outubro de 2014

Siga a Nuvem!


16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. (Galatas 5:16)

Viver pelo Espírito não significa que sempre vamos ter vontade de fazer o que o Espírito Santo nos mostra a fazer, mas significa que estaremos tão centrados em fazer a vontade de Deus, que teremos paz em fazê-la mesmo não sendo a nossa vontade!
E não venha me dizer "ah, mas eu não consigo ser assim não, minha personalidade é diferente..."

Deus não perguntou a Josué que tipo de personalidade ele tinha!! Ele disse: Vá e eu estarei com você!! Da mesma forma como estive com Moisés, eu estarei com você! E eu te chamo pra conduzir esse povo à terra que prometi. Tudo o que você precisa fazer é seguir a arca!

(Números 9:15)
15 No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.

Pra todos os lugares em que aquele povo ia, eles carregavam esse tabernáculo com eles, era o lugar onde eles cultuavam, oravam, glorificavam, pediam, enfim, o lugar onde se encontravam com Deus. E eu amo pensar nisso...  em todos os lugares em que eles iam, eles levavam Deus com eles. Como seríamos melhores se levássemos Deus conosco em todo tempo, em todo momento, em todo lugar!
No versículo lemos que havia uma nuvem cobrindo o tabernáculo, e essa nuvem era a presença de Deus.

(Números 9:16-17)
16 Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo.
17 Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.

São muitas as lições que podemos tirar desse texto, mas o que me chamou a atenção hoje foi: quando a nuvem andava, eles andavam. E quando a nuvem parava, eles paravam. Algumas vezes a nuvem decidia andar no meio da madrugada, e eles se levantavam e iam, no meio da madrugada. E outras vezes eles gostariam de sair dali onde estavam acampados, porque não gostavam do lugar, mas a nuvem não se movia, então eles tinham que ficar.

Você não deve sair de um lugar só porque você não gosta dali. Você não deve sair de um relacionamento só porque não gosta de como está se sentindo. Preste atenção à nuvem: se a nuvem ficar, então você deve ficar.
Eu imagino que essa palavra mexe com muitos de nós porque pensamos que devemos estar sempre onde nos sentimos bem, e se não estamos nos sentindo bem, então é hora de ir.  O "problema" é descobrir que a nuvem não está indo, e agora vamos ter que ficar e aprender a ser felizes onde estamos, e enquanto estivermos ali.
Sabe, algumas vezes Deus nos permite ficar perto de alguma coisa que nos incomoda, que achamos errada, pra aprendermos a superar coisas que ainda virão.
Se a nuvem andar, então andamos!
Se a nuvem parar, então paramos!

(Números 9:18-20)
18 Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.
19 Enquanto a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, e não partiam.
20 Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do Senhor eles acampavam, e também conforme a ordem do Senhor, partiam.
21 Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam.


"....Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam." Senhor, acabei de desfazer as malas, e lá vou eu de novo???
Pensa comigo, como é que era isso pra eles?  Eu não acho que "levantar acampamento" todas as vezes que eram chamados, sem um planejamento prévio, era um trabalho simples!!!
Como você se sentiria se tivesse que sair de sua cidade e partir para um lugar desconhecido com seus "camelos" e suas "tendas", e todos os seus "pertences", e de repente, sem nenhuma permissão sua, sem nenhuma consideração sobre o que você pensa, ou sente, Deus se levanta e diz: "Ok, vamos mudar de novo!"
"Mas Deus, nós acabamos de chegar aqui!!"
"É, mas tá na hora de ir de novo."
E outro dia, você está preparado pra ir, mas Deus diz: "Não vamos a lugar nenhum."
Você fica.
Outro dia: você vai. Você fica. Vai. Fica...

Sabe, tenho pensado muito ultimamente sobre a jornada de minha vida, e de minha família... E pra ser sincera, não consigo entender onde cheguei, a não ser por uma simples razão: a de caminhar em busca da vontade de Deus para nossas vidas. E andar, mesmo que as vezes tateando no escuro, indo e voltando, as vezes parando, mas enxergando a nuvem. E quando a nuvem vai, a gente vai. Quando a nuvem para, a gente para.

Se você decidir parar de deixar outras pessoas decidirem sua vida por você, e ser ousado o suficiente pra ouvir a voz do Espírito Santo, você vai encontrar a vontade de Deus para sua vida! Você vai encontrar o que irá te completar, vai descobrir o que Deus tem pra você!!


            Então!  Siga a Nuvem!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

E o outono chegou em terras norte-americanas... Tempo de renovo!


Outro dia postei na minha página do Facebook algumas fotos nossas perto de lindas árvores com folhas amareladas, devido à chegada do outono aqui nos EUA.  Escrevi assim:
A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante.”
“...
quando algo acabar ou simplesmente for embora, lembre-se que as folhas do Outono não caem porque que querem.. mas sim porque chegou a hora..”

Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando para as árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características. Com menos luz solar, não haverá energia suficiente para a produção de clorofila e as folhas terão que ser sacrificadas e se tornarão amareladas ou avermelhadas. A base da haste das folhas enfraquece e elas caem. Sem as folhas, a árvore terá mais energia para seu próprio aquecimento para suportar o inverno até chegar as estações mais quentes.
Outono, estação da “morte” para as folhas que cumpriram seu papel na existência da árvore.  Para as folhas que “envelhecem”, amarelam e caem, o final de uma jornada… Para a árvore, o preparo da renovação. O recolhimento necessário para a vinda de novas folhas… folhas que nascerão fortes, verdejantes, belas; com uma grande força vital, alimentada pela decomposição das folhas velhas que caíram.
Na frente da minha casa tem 2 árvores grandes e eu sou apaixonada  por elas. Fico impressionada observando suas mudanças de acordo com a estação. No outono, elas ficam completamente sem folhas, nesta fase elas não ficam muito bonitas. Mas, na primavera  as folhas nascem de novo com um tom de verde incrível, e quando o vento sopra o barulho das folhas é uma música sem igual. Em seguida, vem as flores, muitas flores que embelezam e encantam toda a rua. Pela manhã, o carro fica coberto de flores e é maravilhoso sair espalhando suas flores pelo caminho. E por fim, chegam as sementes, encapsuladas em um revestimento que é capaz de voar por metros.
Será que as folhas velhas, ao caírem amareladas, têm compreensão de que servirão para fertilizar a terra, fortalecendo assim a árvore que a sustentou?
Deus prepara algo novo para nossa vida todo dia, não baseado em estações, mas diariamente. Aliás, Ele é o Criador e, por isso gosta de coisas novas, como está escrito: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a percebem? …” (Isaías 43:18-19).
 Quando nós permitimos (através da ação do seu Santo Espírito e da influência de Sua Palavra) Ele nos renova e, isto, não dá para esconder:“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17).
Na realidade, se a gente não se renovar a gente morre, por isso, Ele quer tirar as coisas velhas de nossa vida e trocar por coisas novas.  Gostar de coisa nova não é tão difícil; e é até um tanto simples, afinal, como Jesus disse uma vez: “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão… “ (Mateus 9:16-17).
Jesus disse isto para os Fariseus da época, para ilustrar que o Evangelho que ele pregava era uma oportunidade de uma vida nova para eles, uma oportunidade de mudança.   Hoje é o tempo da renovação para todos, é o tempo para uma nova experiência.   Portanto, “… não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente…” e experimentem e comprovem as coisas novas, boas e agradáveis que é “… a perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
Vivencie um outono em sua vida e peça ao Senhor esse renovo, faça como o Salmista e diga: “Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” (Salmos 51:10), por que Ele mesmo nos prometeu: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês…” (Ezequiel 36:26).  Ele também disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” (Apocalipse 21:5)
 “… coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,”  estão sendo preparadas especialmente,  para aqueles “que  O amam…”  (1 Coríntios 2:9)
O nosso Deus é o Deus do Renovo!

Entregue ao Senhor  as “estações” de sua vida!  Aproveite o verão, vivendo a alegria do Senhor, que é a nossa força, vigor.   Receba o outono com sabedoria, entregando a Ele suas ansiedades, acolha o inverno com a esperança de que a primavera é vindoura e trará flores para você espalhar pelo caminho que o Senhor te conduzir!

Ocupados demais para Frutificar.


Estamos o tempo todo dizendo, ou ouvindo alguém dizer que não tem tempo, ou "estou ocupado", como uma desculpa para não fazer as coisas que elas realmente deveriam fazer, como cuidar de si mesmos, passar tempo com as pessoas que amam, retornar um telefonema, passar tempo com Deus ...
"Não tenho tempo, estou na correria" "Eu adoraria malhar, sei que faria bem pra mim, mas não tenho tempo", "Eu gostaria de vê-lo em algum momento, mas estou sem tempo", "Eu adoraria comer melhor, mas estou tão ocupado que não dá tempo de fazer nada, então acabo comendo qualquer coisa mesmo", "to sem tempo de olhar e calcular minhas despesas, então eu não tenho idéia do que está acontecendo na minha vida..."
E Deus nunca nos pediu para sermos ocupados! Ele nos pediu para darmos frutos. Na verdade, posso dizer que estar ocupados nos impede, muitas vezes, de dar frutos.

 “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”

(Efésios 5: 15-16)