terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pintando uma obra de arte: FAMÍLIA


Hoje acordei meio gripada… Ou cheia de alergia… Ou desanimada por causa da TPM... Ou as três coisas juntas e misturadas... Não sei ao certo... O que sei é que senti um grande alívio ao perceber que depois que eu arrumasse os meninos, servisse o café da manhã e os colocasse no Transporte Escolar, eu poderia voltar pra cama!!  É isso mesmo!! Voltar pra cama sem ter que dar nenhum telefonema explicando que eu estava doente, e que não poderia ir trabalhar. Voltar pra cama sem ter a consciência pesada de que estaria faltando trabalho, atrasando conteúdo, atrapalhando o “bom andamento” da escola...  E foi exatamente isso que fiz... Tomei um Alegra D, pinguei umas gotas de Hidrocin no nariz, coloquei um paninho nos olhos, desliguei o telefone e dormi.
Eu sei que o serviço de casa ficou todo lá pra eu fazer.  Eu sei que tenho almoço pra fazer, uma pia cheia, tenho brinquedos pra guardar, roupa pra lavar... Mas eu também sei que isso tudo pode esperar até que eu me sinta um pouco melhor. Afinal de contas sou eu que organizo meu tempo aqui, e se não der pra fazer agora, depois eu faço. É uma questão de prioridade, e a minha prioridade neste momento é DORMIR!!!!
Mas esse não é o único motivo que me faz feliz em lembrar que – este ano – não estou trabalhando.  Tenho muitos outros motivos pra me alegrar com o privilégio de estar em casa.  Este ano estou desfrutando bem mais do meu esposo e dos meus filhos.  Allan, Diogo e Otávio tem se tornado pessoas com as quais eu quero estar, pessoas com quem eu me divirto e brinco, pessoas que tem se tornado minha prioridade humana mais alta.
Nossa presença em casa é importante! Nenhuma quantia em dinheiro pode ser comparada ao valor de nossa presença em casa quando as crianças chegam da escola, quando nosso marido chega do trabalho, nas tardes que passamos juntos – Otávio, Diogo e eu – jogando cara a cara, Connect 4, indo pra pracinha, ou mesmo vendo TV e batendo papo.  Compartilhar do jantar com a família, ajudando as crianças a se prepararem pra dormir, levando-as para a cama, lendo para elas, orando com elas e beijando-as  para desejar-lhes boa noite.  Nada pode se comparar a isso!!
Sei que nosso papel não é nada fácil, e por muitas e muitas vezes não somos valorizadas nem mesmo dentro de nossas casas... É só alguém não encontrar alguma coisa que lá vem bomba!!!  Mas somos reconhecidas sim!  Pelo Pai!!  Ele sabe o valor de nossa renúncia!!  O Pai sabe que temos o privilégio de sermos esposas e mães, a desafiadora responsabilidade de sermos ajudadoras para nosso esposo e criar nossos filhos para Deus,  e a função materna de treinar e disciplinar nossos pequenos.
Edith Schaeffer nos fala em seu Livro “What’s a Family?” que “alguém tem de criar as recordações familiares e encarregar-se da tarefa maravilhosa de tornar a família uma obra de arte.  Alguém tem de ser o construtor do ninho e o decorador do seu interior.  Alguém tem de passar tempo orando e planejando surpresas.  Alguém deve dar valor à familia e lutar por ela, valor que convoca para uma carreira, valor ao trabalho árduo de ensinar a santidade a um filho, valor às implacáveis tarefas envolvidas na direção de uma casa”.  Continuamente, Edith Schaeffer escreve, nos mostrando que este Alguém é a esposa, a mãe e a dona-de-casa, e que, como tal, ela deve aceitar viver como uma doadora.  Este é o meu papel!!
Se Deus me chama para servir, que tal começar pela minha casa?  Afinal de contas, ninguém é responsável por cuidar da casa dos de Lima Dias (das pessoas e também do lugar) a não ser eu.  
Mas e agora?  Acha fácil?  Não, não é não....
Por isso tenho pesquisado tanto sobre estratégias de administração do tempo, técnicas domésticas, entre outras coisas!!!  Encontrei no livro “Uma Mulher Segundo o Coração de Deus” de Elizabeth George, 12 sugestões para administrar nosso tempo enquanto donas-de-casa.  Dá só uma olhada e me diz se você gosta:
1 – Planeje detalhadamente
2 – Lide com o hoje
3 – Valorize cada minuto
4 – Mantenha-se em atividade
5 – Desenvolva uma rotina
6 – Faça exercício e dieta
7 – Sempre se pergunte: “Posso fazer isso em menos tempo?”
8 – Use um cronômetro
9 – Execute primeiro a pior tarefa
10 – Leia sobre administração do tempo diariamente
11 – Aprenda a dizer Não
12 – Comece na noite anterior
·        Planeje o dia seguinte
·        Planeje a comida do dia seguinte
·        Escolha, disponha e prepare as roupas
·        Limpe a cozinha
·        Ponha a mesa para a próxima refeição
·        Descongele a carne que vai ser usada
·        Ponha perto da porta de saída as coisas que você precisará levar com você
São pequenos passos que trazem grandes resultados quando são dados para administrar o tempo e organizar a casa.  Uma vez iniciados encontro energia e entusiasmo para me manter em atividade.
Sei que cuidar do bom andamento de nossa casa é um grande desafio, mas podemos nos ajudar, e é pra isso que temos esse espaço!!  Então me diga:  Quais são suas dicas pra melhor desempenharmos nosso papel de ESPOSA, MÃE E DONA-DE CASA?

10 comentários:

Kelly do Marcos mãe do Danilo disse...

Adorei!fiquei até emocionada, ja me senti tantas vezes assim como vc descreveu.Parabéns que o Senhor te abençoe a cada dia.

Igreja Presbiteriana Shekinah - Uma obra de DEUS! disse...

Poxa amiga, é bem desse jeitinho mesmo... Muito bom o texto. Animador. Me identifiquei tbm. Bom terminar a noite assim!

Unknown disse...

Que bom!! É muito bom saber quando alguém se identifica conosco né? Que o Senhor continue nos dando forças para seguirmos firmes no propósito de estarmos no centro da Sua vontade!!!!

Unknown disse...

Amém Kelly!! Que o Senhor continue nos moldando pra sermos sempre Esposas, Mães e Donas de Casa segundo o coração do Pai!!! É muito bom saber quando vocês se identificam!!! Fico muito feliz!!!

YVIA disse...

Amei amei amei!!! super me identifiquei com TUDOOOO que vc compartilhou e obrigada mesmo por me ajudar com seu texto a não perder jamais o FOCO!!!
é uma arte mesmo!!!
www.desmaestificando.blogspot.com

Unknown disse...

Que bom Yvia!! Fico feliz em saber que ajudei um pouquinho com meu texto!!! Fui lá no seu Blog, e também adorei!!! Me lembro da fase "tira fraldas" dos meninos... Não tem tanto tempo assim!! E também fiquei meio sem saber se seguia os costumes americanos ou se fazia tudo à lá brasileira... Enfim, vou compartilhar lá no seu post minhas crises!! Rsrs Bom ter você por aqui! Volte sempre!!!

Alice no país de Mães e Filhas! disse...

Kae, acho que não conseguiria me expressar tão claramente! Obrigada por ser porta voz de mulheres, que amam incondicionalmente a Deus e suas famílias. Grande beijo e espero, em breve, poder papear com você naquele passeio da praça que já consta em nossas listas de "afazeres", rs. ;)

Eucyr Sonia disse...

Você hoje acredita que está fazendo a coisa certa, mas daqui uns anos terá certeza de que fez e vai se sentir realizada e orgulhosa de si mesma. O investimento que está fazendo na vida dos seus filhos não tem preço, sei que as lutas internas são muitas, assim como as dúvidas e o medo de errar, sem contar a sensação de que está perdendo alguma coisa, porque a vida está passando diante dos seus olhos, mas tenha a certeza de que daqui uns 8 ou 9 anos anos vc retomará sua vida e carreira, com a satisfação do dever cumprido, e isso é muuuito gratificante. Falo do que vivi. Parabéns e sucesso nessa árdua tarefa de mãe e dona de casa.

Anônimo disse...

Gostei muito do que você escreveu. Tenho dois filhos muito preciosos, uma menina de 2 anos e um menininho de 3 meses. Deixei de trabalhar fora como professora de inglês e agora estou me dedicando a minha família somente, que privilégio maravilhoso!!! Agradeço sempre a Deus por estar vivendo isso. Tb vivo momentos de sentir que não estou dando conta da casa, ou de fazer tudo com alegria. Mas dia após dia Deus tem me dado graça, me sustentado e me feito ver que Dele vem toda a força e capacitação. Vou amar compartilhar dicas com vcs. Essas dicas que vc deu foram legais, mas alguns não entendi. Vc leu nesse livro que vc citou? Eles são mais explicados nele? Gostaria de lê-lo. Encomendei um que parece ser ótimo, o nome é "Socorro, não tenho tempo" da Carolyn Mahaney, editora Monergismo. Vou ler e compartilho com vcs. até mais... vou tentar ler sempre o Blog. No tempinho que restar, rsrs.
Lísia

Anônimo disse...

ola gostei mto do q vc escreveu e acho q é assim mesmo as coisas mas tem x q nos perdemos no tempo na solução das coisas com o casamento pois temos a preferencia os filhos q dependem pois tenho 1 menina de 3 anos e 1 menino de 4 meses mas estou conseguindo de um jeito e outro me organizar mas nem sempre da tempo de tudo q programamos e as x o q vc mais quer fazer acaba ficando pois a coragem ja era...
mas tudo bem vamos conversando e nos corrigindo com o conhecimento diario de cada uma amiga beijos fabiana