terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quando estamos cercadas pela preocupação e pelo questionamento.


Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou.
Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração,
nem tenham medo.  João 14:27

Hoje eu quero compartilhar com vocês um pouquinho do que aprendi lendo um livro de Joyce Meyer: “Se não fosse pela Graça de Deus”.
Ganhei esse livro da minha mãe e fiquei enrolando pra começar a lê-lo pelo menos 1 ano.  Não imaginava que seria tão bom, que traria tanto descanso ao que antes era preocupação, questionamento e frustração.
 Mas o que é preocupação?  De acordo com os dicionários preocupação significa atormentar-se com pensamentos perturbadores; sentir-se desconfortável e ansioso; ou atormentar-se com aborrecimentos, cuidados ou ansiedades.  Em geral é isso que temos em mente quando falamos em preocupação.
Também vamos falar de questionamento, e pra essa definição optei pela que encontrei no livro de Joyce Meyer.  Para ela, questionamento é o interminável revolver da mente em torno de uma situação, buscando conhecimento e entendimento.
Fala a verdade: Essa não é uma boa descrição do que acontece quando eu e você colocamos um problema na nossa mente? Quando alguma coisa está nos incomodando, não ficamos revolvendo-a em nossos pensamentos, procurando interminavelmente por algum tipo de resposta ou solução para ela?

“Embora a preocupação seja, quase sempre, inteiramente negativa e sem sentido porque jamais produz nada de bom, algumas vezes o questionamento pode parecer ser positivo e produtivo. Podemos sentir que resolvemos a situação. Podemos experimentar algum tipo de paz, porque pensamos que encontramos uma saída para lidar com o que quer que esteja nos aborrecendo. Essa é, em geral, uma falsa paz que não dura, porque estamos tentando resolver um problema dependendo do nosso próprio entendimento, ao invés de depender do Senhor.”
 

Você concorda com Joyce Meyer?  Eu confesso que algumas vezes concordo e outras discordo, ás vezes concordo, mas ajo de forma diferente, e por aí vou... Mas tenho aprendido a cada dia viver na dependência do Senhor, afinal, não foi pra isso que nos colocamos a Sua disposição?  Não é essa a nossa meta? Viver no Centro da Vontade de Deus?

Dependa do Senhor, não de si próprio: Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.  Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Provérbios 3:5-7.

Lembre-se: Quando você tem um problema na sua vida com o qual não está sabendo lidar, o que você precisa não é mais cálculo e questionamento, mas mais Graça.  Se você não consegue enxergar a solução para o seu problema, então precisa que o Senhor faça isso pra você. Quanto mais se preocupar e questionar, mais se afligirá e revolverá o problema em sua mente, e será mais improvável que enxergue a solução para ele. Questionamento não produz paz.  Produz Confusão.
Claro, certos tipos de personalidade – como a minha – são mais questionadoras que outras.  Esses ‘questionadores’ gostam de se sentar e ruminar sobre seus problemas, tentando descobrir como lidar com eles.  Eu, com certeza, preciso parar de fazer isso.  Começo meu dia sentando-me com uma xícara de café e irmanando-me com meus problemas.  Será que estou tendo comunhão com meus problemas ou com o Senhor?

“Enquanto continuarmos tentando resolver nossos problemas, ficaremos mais e mais frustrados e confusos. A razão é porque estamos tentando operar sem a Graça de Deus – e isso jamais será bem-sucedido.”
 
Joyce ainda fala no livro que certa vez enquanto orava e pedia discernimento a Deus para resolver uma situação, o Senhor a disse: Joyce, você jamais terá discernimento enquanto não desistir do questionamento”.
Veja bem, o Senhor não disse “até que Eu a livre do seu questionamento”, ele disse “até que Você desista do seu questionamento.”
Se você está tentando resolver tudo na vida, deve perceber que isso é apenas um hábito, um mau hábito, que você deve quebrar.  Preocupação e questionamento não fazem nada exceto causar mais frustração e confusão.  Você não precisa preocupar-se nem questionar, precisa ficar em silêncio e ouvir. 

Você não atingirá qualquer progresso real em ouvir a Deus enquanto não lidar adequadamente com seu excessivo questionamento.”
 
 Que possamos entrar no descanso de Deus e começar ouvir Suas respostas!
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom...veio em cheio ao meu coração