quinta-feira, 5 de julho de 2012

CARREIRA X FAMÍLIA: Pra onde ir?



Pois é, no início deste ano aceitei um desafio:
Ser Dona de Casa!
Pra isso pensei em me preparar, mas como?
Não havia escolas ou universidades que me dessem tal diploma! E não venha me dizer que toda mulher foi preparada pra essa tarefa, porque eu não fui.
Acho que desde criança fui projetada pra ser uma profissional bem sucedida, que precisa ficar fora de casa durante todo o dia, tem pelo menos duas funcionárias dentro de casa e, de vez em quando, pega as crianças para almoçarem juntas, é claro com as devidas babás, o que torna esse simples almoço, um evento!
Bom, não foi bem assim que aconteceu...
Não que eu não tenha sido bem sucedida em minha vida profissional; graças a Deus minha trajetória como Bacharel em Comunicação, passando pela área econômica (bancária, bookkeeper), e chegando enfim na minha paixão como Educadora (professora de música e inglês) foi muito boa, muito bem aproveitada e rendeu muitos frutos!
Mas o chamado para ficar em casa e cuidar de meus filhos, meu esposo e, junto com eles, organizar nosso lar, batia forte em meu peito, apesar de não ter vivido tais experiências na infância. 
Cresci com uma mãe Super presente, mas Super moderna também.  Ela e meu pai tinham uma empresa de decoração e eles sempre estavam Super atarefados (o que não a tornava uma mãe ausente).  Além de muito trabalho na empresa, minha mãe também se dedicava muito na igreja. Ela era a Super diretora da EBD, que triplicou a quantidade de alunos, a Super coordenadora de arte e cultura, que fez eventos e peças de teatro que ninguém se esquece até hoje, enfim ela era Super!!
Assim cresci, tendo a certeza de que seria tão Super quanto ela. Minha vida prometia!!
Estudava música, fazia esportes, artes cênicas, desde criança dirigia grupos (corais, grupos de teatro...) enfim, era uma líder; retrato de minha mãe!
E assim continuei mesmo depois que cresci; dirigi programa de TV, fiz produções de comerciais que ganharam prêmios, fui gerente de uma rede de restaurantes nos EUA, trabalhei no departamento de marketing de um banco sendo responsável por 43 agências bancárias, e sempre soube que durante minha vida seria uma pessoa extremamente ocupada!
Mas aí vieram os filhos... e com eles a indecisão se deveríamos criá-los fora de nosso país ou voltar para nossa casa.  Observando as crianças e os adolescentes ali, e a distância que tinham de sua família, de Deus, deles mesmos, tudo gerado por uma enorme individualidade que a cultura americana tem, decidimos: Vamos voltar para o Brasil.
Essa observação deve ter provocado algumas mudanças em mim.  Voltei pensando em ter mais tempo com meus filhos, mais tempo com meu esposo e, principalmente, mais tempo com Deus.  E esse posicionamento foi ainda mais aguçado e apimentado quando, ao chegar aqui no Brasil, comecei a trabalhar na área da educação.  Ali pude ver claramente o papel da família na educação das crianças!
Estava decidido: Eu precisava estar com eles, viver com eles, brincar com eles, estudar com eles, sonhar com eles.
O desafio só começara, as aventuras e desventuras são muitas. Umas fazem rir, outras chorar, mas uma coisa é certa:
Decidir estar em casa cuidando de minha família é parte do plano de Deus para nós!



8 comentários:

Unknown disse...

Pois é amiga seja bem vinda a real vida selvagem, tenha filhos, seja mãe,Ah! isso são coisas diferentes, ter filho e ser mãe. acho que vc já percebeu isso. Cuide deles! A tarefa mais difícil e prazerosa a nós incubida, mas tenho certeza Deus é contigo, a luta é grande, cansativa, as vêzes meio frustrante, e nos faz pensar, será que vale mesmo a pena largar a nossa vidinha e nos dedicar a seres, as vezes tão egoístas como os filhos? eu creio! Valeu, vale e sempre valerá!!! bjus amada e estamos aí, na luta por um lar e um mundo melhor. Seja bem vinda!!!

Renata Pessoa Carvalhaes disse...

Esposa, Mãe, Dona de Casa... e Blogueira! Vim dar as boas vindas e dizer que amei a iniciativa! Serei visita constante por aqui! :)
Amei o post e conhecer mais sobre você! Eu também sempre tive essa consciência de estar presente acompanhando de perto minha turminha... Mas estou naquele "ponto" de querer conciliar "algo mais", no caso, a fotografia, nem que seja apenas no momento em que elas estão na escola... Estou super animada! E percebo que, quando fazemos algo em paralelo que nos dá muito prazer, nos tornamos um "termostato" melhor dentro de casa... rsrs Enfim, assunto pra muitos posts esse... Beijos! Renata

Unknown disse...

Amei , também !!! Concordo plenamente com a REnata , descobri nessa caminhada de renúncia que para o termostato funcionar de verdade é preciso encontrar uma ocupação possível para encaixar na brecha "se é que existe"dessa intensa tarefa de ser a mãe, a esposa, a dona de casa... uma ocupação que traga alegria pro coração ... eu mesma me enveredei pelo artesanato as crianças também se envolveram e curtiram , começamos reciclando móveis que vizinhos jogavam no lixo, caixotes de feira, criando brinquedos ... foi muito legal... mas agora preciso de novos ares ... um novo foco ... rsrs

Unknown disse...

Ei querida, como está esta nova fase? Menina, já te contei que estou fazendo outro curso universitário? Pois então, voltei aos estudos e é pela manhã também...tenho pedido a Deus forças para continuar o curso e conciliar tudo, afinal de contas estou buscando um futuro melhor...mas não é fácil e sei que a tendência é que eu me aperte ainda mais para administrar trabalho e estudos, porém sei também que Deus guiará meu scaminhos...pretendo dividir minhas angústias por aqui ok??? BJÃO, Rafa

Unknown disse...

É isso aí amigas! Como é bom compartilhar e ver o tanto que temos a aprender!
Vamos que vamos Sirlene! Lutar pela família é realmente lutar por um mundo melhor, não é mesmo? Tenho certeza Renata e Priscila, que também vou chegar num ponto onde vou querer conciliar algo mais. Mas como estou no momento de aprendizagem, creio que meu tonel está bem cheio por enquanto! Kkkkkkkkkkk E Rafaela, que coincidência! Eu também estou fazendo um novo curso superior na UFES: Licenciatura em Música!
É sério! Kkkkkk Tonel cheio!! Mas dando conta por enquanto, com a graça de Deus! Creio que para o próximo semestre devo pegar poucas disciplinas, pois com essa fase de não ter uma ajudante com a limpeza da casa, que é bem grande, diga-se de passagem, não quero deixar a “água entornar...”.

Unknown disse...

Caraca como vc fala ou melhor tecla.rsrsrs. Mas a Ana tb foi minha Gd companheira em tudo, lembro qdo ainda não passava o programa dela aqui no estado, eu pedia para o Elvécio gravar para mim pq na época ele trabalhava no Rio e eu ficava em casa assistindo as "fitas"' isso mesmo, fitas pois ainda não existia DVD. E até hj aprendo mto com ela, outro site q adoro é o cibercook, ótimo, tenho até receita minha lá e da Bella tb, da Bella na verdade tem uma foto de uma torta q ela aprendeu fazer no site e ficou mais linda do q todas as outras postadas anteriormente e foi publicada, é uma torta de maça e eu ganhei, the long time a go! Um liqüidificador super moderno na época, minha receita foi a décima melhor de país. Uhuuu! Bom chega por hj, tô adorando tudo isso, Bjus and have a nice day!

Alice no país de Mães e Filhas! disse...

Oi Kae, que demais sua idéia do blog! Também fiz uma consciente escolha pela família e não me arrependo. Estar com minha filha e apoiando o maridão no que precisar tem sido o trabalho mais gostoso que já tive na vida. Enfim, parabéns pela iniciativa. Grande Beijo. Juliana.

Helen Almeida disse...

Amei!!!
Não é fácil ser mãe, esposa e uma super profissional.
Estamos aprendendo a cada dia essa arte.