segunda-feira, 16 de julho de 2012

NOVA REALIDADE: Será??


            Confesso que este post é um desabafo...  Mas quem não tem desses dias?
No fim de 2011, ano passado, decidi sair do meu trabalho e ficar em casa cuidando de meus filhos, meu esposo, e da casa propriamente dita.
Decisão difícil de ser tomada, uma vez que não estava preparada pra esse ofício. Mas estava, e ainda estou, certa de que esta era a melhor opção pra nós.
Pra que eu pudesse ficar em casa, alguns reajustes tiveram que acontecer:
1.      Parando de dar aulas, meus meninos não teriam mais as bolsas de 100% e, por conta do valor das mensalidades das escolas privadas, eles teriam que ir para a Rede Pública.
2.      Sem meu salário não poderia pagar uma funcionária, por isso teria que assumir toda a limpeza da casa.
3.      Nossas despesas teriam que baixar – ex.: Plano de TV, Internet, celular, entre outros, passaram a ser os mais básicos, sem contar os que cortamos de vez!
4.      Natação, futebol, aulas de música e inglês tiveram que ser substituídos por 1 esporte daqui do bairro, e eu assumi as aulas de inglês dos meninos.

No início foi bem difícil aceitar nossa Nova Realidade. Principalmente no quesito Escola Pública.  Mas a Rede Pública me surpreendeu muito, muito mesmo!
Fiquei bem feliz na primeira reunião de pais, após as três primeiras semanas de aula, quando eles nos apresentaram todas as atividades diagnósticas, e em cada página um parecer da professora e da pedagoga; comentando se a atividade teve intervenção do aplicador ou não; em que fase da alfabetização ele se encontrava; se estava independente ou não, entre outras coisas. Também me surpreendi quando a escola não nivelou as crianças da turma pela maioria, mas sim dividiu os alunos em três níveis, para que eles pudessem crescer em suas habilidades e conhecimentos.  Enfim, fiquei Feliz!
Ainda sinto que a escola precisa de alguns ajustes, por exemplo, a matemática e o português são trabalhados com muito afinco, mas sinto deficiência no ensino de História, Geografia e Ciências.  As crianças não possuem livro didático, e não trabalham muito os conteúdos nos cadernos e em sala de aula.  Isso pode ser estratégia da escola para o 1º ano do Fundamental: alfabetizando bem no primeiro semestre e trabalhando essas outras disciplinas com maior intensidade no segundo semestre.  Enfim, vamos ver...
Também sinto falta de disciplinas como Inglês, Espanhol e Música, mas algumas dessas já estão em discussão para serem incluídas.
Mas como nem tudo é alegria, os outros pontos de minha nova realidade estavam deixando a desejar... Principalmente o quesito dona de casa...  Não tenho dado conta, mesmo!  Mas vamos deixar o serviço de casa pra um outro post... Vamos falar de Finanças!!!
Fala sério, por mais que diminuímos, mudamos e cortamos a verdade é cruel:  Não está dando!!  Estamos passando por momentos de crise!!  E eu tinha tanta certeza de que daria super certo....  Foram tantas provas que o Senhor nos deu apontando essa direção...  O que será que aconteceu?
Bom, continuamos orando pra que Deus nos aponte uma direção para passarmos bem por essa prova: a crise!  Durante a semana que passou duas coisas aconteceram que me chamaram a atenção e eu gostaria de compartilhar com vocês.
Fui almoçar com meus meninos num pequeno restaurante aqui do meu bairro, já que eles estavam de férias e tínhamos decretado o “dia regional da preguiça”. Lá encontrei com uma colega, que é dona de uma escola, também aqui na região.  Quando ela me viu, logo perguntou:  “Kaeyllane!  Você é professora de Inglês!!!  Onde você está dando aula?” Minha resposta foi rápida, afinal eu nem tive que pensar.... “Estou em casa amiga, agora sou Dona de Casa!”  Ela me disse:  “Menina, isso é de Deus!!!”  Pensei, “claro que é né?   Afinal oramos e pedimos a orientação d’Ele!!”  Mas daí veio a proposta: 17 aulas semanais, entre Fundamental I e Ensino Médio, que me ocupariam 2 manhãs e 3 tardes.  Salário de professor é baixo mesmo, em todo lugar, mas pelo menos temos o benefício da bolsa de 100% para os filhos.
Caramba.... E agora?  Cheia de problemas financeiros, e negando proposta de trabalho????? Que situação!  Fiquei de pensar, é claro, e estou precisando urgentemente dar uma resposta...
A outra coisa que me aconteceu foi a seguinte: Moramos no segundo andar de um sobrado.  Bem lindinho, por sinal! Kkkkkkkkk    Na casa de baixo não mora ninguém, e nós nunca pensamos em alugá-la porque temos planos de reformá-la e mudarmos pra baixo.  Acredita que tivemos duas propostas de aluguel??  Nunca colocamos placa e nem comentamos com amigos ou conhecidos que temos uma casa sobrando.  Simplesmente aconteceu.  É claro que não temos “din din” pra reformar a casa de baixo e descer agora pra alugarmos a de cima.  Mas, poderíamos só dar uma pintadinha provisória para descermos, já que a casa tem piso de madeira, persianas, rebaixamento de gesso e outras coisas prontas; e depois reformar, com a gente lá dentro mesmo... 
São coisas para se pensar.  Mas perceba como o Senhor tem cuidado de nós!  Não decidi ainda se vou aceitar a proposta da escola ou se vou me mudar pra casa de baixo pra alugar a de cima, mas percebi como Deus não descansa!  Ele mostra soluções, opções, abre portas, fecha portas, mostra caminhos que podem ser provisórios para atravessarmos um trecho difícil, ou caminhos definitivos! 
São decisões difíceis e que exigem muitas mudanças: Teria que arrumar uma pessoa pra trabalhar aqui em casa nessas 3 tardes que estaria fora; teria que decidir se trocaria meus meninos de escola, e se sim, teria que comprar novos uniformes, livros didáticos e outros materiais e perder a vaga da Rede Pública; teria que diminuir drasticamente minha carga horária no curso de Licenciatura em Música da UFES, o que me atrasaria um bocado. 
Mas está na hora de pensar em um todo, não é?  Está na hora de deixar o lugar de filha, tão confortável, e passar a ocupar o lugar de Mãe, Esposa, um lugar de doação!
As decisões ainda precisam ser feitas, e eu ainda preciso orar mais um bocadinho! Mas as opiniões muito me ajudam,  fiquem à vontade em escrever (e em orar por nós também).
Ufa.... foi bom o desabafo!!  Foram muitas linhas, eu sei.... Mas em cada uma delas deixei um pouco da ansiedade que estava em mim.  Glória a Deus!!!!

5 comentários:

Unknown disse...

É amiga, quantas dúvidas e quantas possíveis soluções né...me alegro porque sei que seu coração está em Deus e que Ele há de te iluminar!!!! Bjs

Cristiane Moraes disse...

Oi, Kaeyllane! Encontrei teu blog, fui entrando e lendo e me dando vontade de falar, ou melhor, digitar... rsrsrs... Olha, tenho dezenove anos de casada e sou dona de casa também, aliás, sempre fui. Essa foi uma decisão tomada desde o nascimento da minha primeira filha (tenho duas). Optei por ficar em casa cuidando dela, da casa e do marido e sei que isso foi direcionado por Deus pras nossas vidas, nunca duvidei disso e te digo que foi a melhor escolha que fiz. Se você sabe que está no centro da vontade de Deus pra tua vida, então continue firme no propósito, a causa é boa e nobre. Não se incomode com a opinião contrária e peça ao Senhor pra te dar sabedoria pra conduzir essa nova fase, Ele vai te honrar. Já falei demais, né? Enfim, que Deus te abençoe! Bjim.

Unknown disse...

São mesmo muitas dúvidas Rafaela Soares, mas o Senhor tem me direcionado a estar no centro de Sua Vontade, e é pra lá que eu vou!!!! Sei que você tem se identificado, pois tem vivido momentos semelhantes, então vamos orar uma pela outra e trilhar rumo a Vitória!!! Bjo Amiga, estarei orando por você!!

Unknown disse...

Que surpresa boa Cristiane Moraes!! Foi muito bom receber sua visita aqui no Blog, continue vindo, a casa é sua!! Adorei seu Blog, Tecendo Desejos, estarei sempre lá, pegando suas dicas!! Vi que você leu Uma Mulher Segundo o Coração de Deus, é um de meus livros favoritos, e foi o livro que despertou em mim esse desejo de zelar melhor pelo meu lar, dar mais de mim, e não só o que dava antes. Tenho ainda muito o que aprender, mas uma coisa é certa, na minha lista de prioridades não mexo mais! Bjim, aguardo você por aqui sempre!!

Unknown disse...

Decisões tomadas: Vou continuar em casa, cuidando do meu lar, zelando por ele. Que vocês possam estar em oração para que o Senhor continue dirigindo nossos passos, e nos mostrando o que fazer a cada momento de crise. Bjim amigas! Muito obrigado por todas as demonstrações de amor e carinho que recebi de vocês via e-mail, facebook, e aqui, pelo Blog! Amo vocês!!