terça-feira, 24 de julho de 2012

COMEÇAR DE NOVO...



Muitas coisas nos preocupando... Saímos de um país que nos trazia prosperidade financeira, mas onde era difícil crescer enquanto família, ou espiritualmente.  Viemos para nossa casa original, onde nascemos e crescemos, onde cremos que podemos criar nossos filhos de forma mais unida, sem a pressão de termos que “colocá-los no mundo” assim que completarem 18 anos para que “cresçam”. 
Oramos.  Oramos muito ao sair daquele país, e entendemos que esta era a vontade de Deus pra nós.  Chegamos com o propósito de fazer diferente, de ter uma vida diferente da que tínhamos lá. E a vida real recomeça: encontramos emprego, reformamos nossa casa, procuramos escolas para os meninos, e aqui estamos, construindo nossa vida, nossa casa, nosso futuro. Lutamos e trabalhamos tanto, com tantas dificuldades e problemas financeiros que acabamos não tendo tempo para os meninos, um para o outro, e, principalmente, pra Deus.
Às vezes tenho a impressão de que ainda estamos vivendo uma vida americana, mesmo tendo voltado para o Brasil. O que será que está errado?
“Enough about myself”… Chega de falar de mim e vamos estudar um pouquinho a bíblia?
Hoje quero escrever sobre o livro de Ageu. É um livro pequeno, mas cheio de riquezas de detalhes e com uma mensagem de Deus tremenda.
Para aqueles que não sabem, o livro de Ageu fala basicamente da reconstrução do templo que havia sido destruído durante o tempo que o povo de Israel ficou exilado.
É um momento histórico muito delicado, pois eles estão voltando do exílio, de um lugar de prisão para a reconstrução de uma vida, de uma identidade, sem motivação nenhuma para viver. Quando esse povo volta para a sua cidade, eles começam a reconstruir não só as suas casas, não só suas identidades, mas o seu relacionamento com Deus.
Quando começam a reconstruir suas vidas, eles têm uma atitude totalmente contrária a de Davi. Davi, em todo o tempo, se preocupou primeiro com a casa de Deus. Em 2Samuel 7:2 vemos a preocupação de Davi em construir uma casa para Deus:
Disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda. Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o SENHOR é contigo.
Depois vemos a construção desse esplendoroso templo no reinado de Salomão.
E o povo, no livro de Ageu, deixa a casa de Deus de lado e constroem para si tudo do bom e do melhor. Enquanto suas casas estavam lindas e perfeitas, o templo de Deus continuava destruído. Obvio, com uma desculpa: não é o tempo da casa de Deus ser restaurada! O povo dava desculpas para não fazer a vontade de Deus. Na verdade, aquele povo estava numa crise de identidade porque olhavam para a glória do templo construído por Salomão e viam que jamais conseguiram fazer para Deus um templo com aquela glória. Eles queriam fazer algo grande para Deus, mas a única coisa que Deus queria era que o coração deles estivessem primeiro n’Ele, mesmo que fosse para construir um pequeno templo sem toda aquela pompa e majestade. Deus não estava preocupado com o tamanho da casa, o tamanho da obra, mas queria ver no povo uma atitude de arrependimento e prioridade na vontade de Deus.
Precisamos parar de dar desculpa para cumprir a vontade de Deus, falo isso primeiro para mim. Dizemos que não é hora, que queremos fazer algo grande. Deus não pede algo grande. Deus diz o seguinte: “Faça uma coisa pequena, meu filho e, dessa coisa pequena, EU farei algo grande e não você!”
Chega uma hora em que o povo de Israel chora por causa da precariedade da obra e lembra a beleza e a majestade do templo de Salomão; no meio dessa tristeza, Deus em sua infinita misericórdia, visita seu povo e com muito amor fala: “façam o que vocês têm de fazer”! Eu sou o dono do ouro e da prata e “a glória dessa segunda casa será maior do que a primeira.”
Deus não despreza os pequenos começos, ele apenas pede que a Sua vontade seja feita. Pede para sermos simples, fazermos coisas pequenas sem nos preocupar com coisas grandiosas demais. Sem nos preocupar com o "grande". Isso é Ele quem faz.
Sabe por que Deus disse que a glória dessa casa seria maior que a primeira? Porque as bases daquele pequeno templo, aquele templo simples, foram as bases do mesmo templo que Jesus leu as escrituras. A glória daquele templo lindo e tremendo teve as suas bases edificadas e fundamentadas nesse pequeno templo de madeira feito em Ageu.
A minha vida e sua vida podem ser poderosas se a vivermos de forma simples. Se eu for fiel apenas no pouco que eu tenho.
Existem muito mais coisas para se falar desse livro. Deus não se esquece das suas promessas, Deus não se esquece de nós. Por mais que passe tempos e mais tempos. Ele cumpre. Sempre cumpre.
Estamos aqui Senhor, na terra onde o Senhor nos apontou.  Sei que por muitos momentos procuramos servir a nós mesmos, pensamos em nossa carreira, nosso bem-estar, nosso futuro, nos esquecendo de que é o Senhor quem provê.  Do Senhor é nosso futuro, e para o Senhor é que devemos trabalhar.  Toma nosso coração, e toda nossa alma, pois queremos viver só para Ti.  Sempre que respirarmos, e a cada dia quando acordarmos, faça a Tua vontade em nossas vidas.  Este é nosso desejo: Viver para Ti!
Eis me aqui. Envia-me.
Isaías 6:8 

5 comentários:

Anônimo disse...

Amei seu blog amiga....lindo, ímpar e principalmente bola pra cima. beijos. Dalva Broedel de Almeida

Andressa disse...

Fui tremendamente abencoada. Gloria a Deus pela sua vida!

Andressa disse...

Fui tremendamente abencoada. Gloria a Deus pela sua vida!

Unknown disse...

Obrigado Dalva!!!! Muito bom saber que está curtindo o Blog!!!!

Unknown disse...

Amém Andressa!!! Que o Senhor continue nos usando como instrumento, para seguirmos em direção ao alvo: Cristo!!!