segunda-feira, 9 de julho de 2012

MINHA MELHOR AMIGA: Ana Maria Braga



Minhas amigas que me perdoem. E olha que fui abençoada com muuuuuuuuitas amigas, mas entre eu e “Aninha”, há um histórico de cumplicidade, compreensão e, acima de tudo, ajuda na cozinha!!!!!!
Me lembro quando meu primeiro filho nasceu. Diogo. Começaram as perguntas: “Agora você vai aprender a cozinhar, não é?” “Como você vai se virar, sem saber nada de cozinha?” “O que esse menino vai comer?” Sinceramente? Eu sequer estava entendendo o porquê dessas perguntas!  Até onde entendia, o bebê tinha acabado de nascer!! Comer?  Estão loucas?  Esse menino vai no máximo mamar!  Só preciso aprender como preparar a mamadeira!!  No mais, quando ele crescer um pouquinho, entra comigo no meu ritmo!  É isso mesmo!!  Vai andar no meu ritmo!!
Sabe aquela musiquinha: quan, quan, quan, quan.........  Dancei!
O meu ritmo era: Trabalho, lanche na rua, trabalho, pick up no Drive Thru, mais trabalho, pausa pro café, trabalho, passadinha no Supermarket pra comprar algum congelado, casa, micro-ondas, cama.  E no outro dia começa tudo outra vez...
ACORDA MENINA (cocoricóóó)!!!!  Agora eu tinha um filho!!  Minha manhã já começava diferente! Aliás... que horas começa a manhã mesmo?  Passava a noite inteira amamentando, que nem sabia quando a manhã começava...  Mas enfim, a mudança era necessária!
Fraldas, mamadeiras, cólicas, idas e vindas ao Day Care, onde ele passava o dia enquanto eu trabalhava.  Minhas passadinhas no Supermarket não eram mais as mesmas, acompanhadas por Diogo. Aliás, era necessário um esquema melhor pra eu não precisar mais dessas saidinhas! Mas uma coisa era certa: Minha relação com a cozinha teria que mudar. Ele já estava crescendo. Completou 1 ano à base de papinhas de supermercado!  Chegou a hora!
Respirei fundo, olhei cada panela, fogão, geladeira, pensei: E agora? Não sei nem passar um bife  arroz então… (bom, tenho que confessar que até hoje me enrolo no arroz kkkkkkkkkk  Sou salva por minha linda e bela “panelinha de arroz”, conhece?)  Tinha que recorrer a alguém... Mas quem? Me lembrei dos programas da manhã que costumava assistir quando estava em casa: Ana Maria Braga!
Ana Maria costumava dizer em seu bloco de culinária:  “Essa é muito simples!”  E um dia após o outro continuava dizendo: “Essa receita qualquer um faz, gente, é muito fácil!” Caramba, era isso que eu precisava!!  Entrei no site e digitei: RECEITAS SIMPLES.
O que??????  Meu Deus! Muitas e muitas receitas apareceram, mas simples?????  O que será que ela chama de simples?  Fui procurando, eu tinha que encontrar.  Não, não, essa não, ah... quem sabe essa, deixa eu ler...hum... não.  Não também, não, não e não.  Ufa!  Vou ter que trocar meu foco... vou procurando pelas menos difíceis... Bom, resolvi tentar uma.  Queria fazer bonito!  Tinha prometido janta ao meu esposo quando ele chegasse do trabalho, não dava pra fazer miojo, não é mesmo?
Me lembro até hoje de nossa janta:  Arroz branco (feito em minha panelinha de arroz sagrada!), Feijão enlatado (muito comum lá nos EUA, é só jogar na panela com um alhozinho frito e sal), uma sacolinha de batata palha e minha “especialidade”: ALMÔNDEGAS PORCO ESPINHO! Tenho certeza de que deve estar lá no site ainda, mas me lembro de cada detalhe da receita, mesmo porque fiz várias vezes!!!!
300 g. de carne moída, 1 ovo, ½ xícara de chá de arroz cru, ½ cebola picadinha, salsinha, sal a gosto. Junte tudo numa tigela, misture muito bem e faça as bolinhas de almôndegas.  Enquanto isso, numa panela com 4 colheres de azeite, refogue 2 dentes de alho e ½ cebola picadinha.  Junte 2 latas de molho de tomate pronto, 1 copo de vinho tinto, 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 copo de água, sal e manjericão a gosto.
Quando o molho estiver levantando fervura coloque as almôndegas aos poucos, e cozinhe em fogo médio até o arroz estar cozido, mexendo de vez em quando.  Foi Batata! Ops, não! Quer dizer: Almôndegas deliciosas!
Gente, e não é que deu certo!!  Desde então Ana Maria Braga se tornou meu apoio culinário!!  Ouvi uma vez que Deus vê em nós aquilo que não vemos em nós mesmos. E isso é uma verdade. Nesse caso, quando eu realmente precisei de dotes culinários eles vieram! E você pode ter certeza, quando realmente estiver precisando de algo, isso irá acontecer.  Ele coloca as pessoas certas em seu caminho, na hora certa, da melhor maneira.
Servi um delicioso jantar naquela noite!  Corri numa lojinha brasileira e consegui encontrar a última garrafa de suco de caju!  Uma raridade pra nós! Preparei a mesa, coloquei a cadeirinha de Diogo lá com a gente. Foi surpreendente para todos!  Ninguém, nem eu mesmo acreditava que eu podia fazer algo assim! Talvez, pra você pode parecer pouco, ou simples, mas só eu podia entender o tamanho daquele milagre!
Começava aí meu gosto pela culinária, o que mais tarde se tornaria uma paixão pelo cuidado de minha família. Pacote completo: Esposa, Mãe e Dona de Casa! Quem diria que aquela menina que não sabia absolutamente nada na cozinha, estaria hoje fazendo questão de cozinhar para sua família e amigos!  Deus é tremendo!  Quando clamamos ao Senhor e buscamos a Ele, Deus nos surpreende! 
 Age em minha vida, eu quero sempre ser surpreendida pelo Senhor! Sei que a Tua Fidelidade leva minha vida mais além do que eu posso imaginar!
E você? Quer ser também surpreendida pelo Senhor?

8 comentários:

Erika_Siq disse...

Quero comer um prato feito por vc, Kay! Rsrsrs

Jossi disse...

É isso ai! Para cozinhar é só começar! Minha dificuldade é que eu amo cozinhar, mas no dia-a-dia vai ficando cada vez mais difícil... Mas quando invento fazer uma massa... é alegria geral com a minha galerinha!
Beijos!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! Muito bom!
Realmente meu Deus faz milagres!!! Quem diria que aquela pessoa que não sabia fazer nada em casa se tornaria mãe de filhos e ainda por cima cozinheira?!?
Me lembro de um episódio lá na sua cozinha, ainda nos EUA, quando eu estava temperando uma carne e você tão admirada falou: "Nooooossa! Ela é cozinheira mesmo! Ela coloca até a mão na carne!!!!!" kkkkkkkkkkkk...nem preciso comentar, ne?
Que bom que você descobriu o quão legal é cozinhar...vamos trocar umas receitas agora???
Bjin

Unknown disse...

Ao sermos agraciadas com um filho Deus já coloca em nós, durante os nove meses, ingredientes especiais: coragem, força, determinação, carinho e muito amor!!! Com estes ingredientes qualquer receita fica fácil mesmo né amiga!!!! Com FÉ vamos looongeee!!!!! Bjão, Rafa

Priscila Azevedo disse...

Conheci seus dotes culinários e adorei! E american food! Valeu cada lição! Beijossss.. Muito bacana seu blog! Estou adorando! Priscila Azevedo

Unknown disse...

Muito legal! Sinto que há esperança para mim! hahaha bjo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gente, o melhor do Blog são os "comments"!!!! Elaine Claudino da Silva, quase morri de rir me lembrando desse episódio!!! Quanta coisa mudou minha prima!!! E glória a Deus por isso!!! Aline S Castanho, fique tranquila, se deu certo comigo, dá certo com todo mundo, acredite!!! Priscila Azevedo foi maravilhoso fazer aquele Breakfast!! Estou com água na boca querendo fazer de novo!! Érika_Siq já te fiz alguns convites, mas você é uma pessoa muito "busy" e nunca dá pra vir aqui né... mas vamos continuar tentando! Jossi aguardo o convite pra comer essa massa que faz sua galerinha feliz! Deve ser boa demais!! E Rafaela Soares, você tem razão, não há melhor ingrediente que amor! Esse não pode faltar nunca!!! Bjos a todas vocês! Vocês fazem esse Blog e essa blogueira bem mais feliz!!!!