quarta-feira, 22 de agosto de 2012

“O Mundo Maravilhoso dos Meninos”


Olhe Amiga Mãe, agora é nossa vez!  Vamos conversar e tentar descobrir o que significa ser menino e como podemos nos relacionar melhor com eles.  Dessa vez conto (e dependo) de seus comentários.  Só assim chegaremos a um perfil melhor desenhado!
Fala sério!  Existem algumas tarefas que exigem mais do que habilidades necessárias a uma mãe no cumprimento de nossos deveres diários.  Temos que ser psicólogas residentes, médicas, teólogas, educadoras, enfermeiras, cozinheiras, motoristas, bombeiras e, ocasionalmente, policiais!  E mesmo tendo sucedido bem em cada uma dessas responsabilidades, pode ter certeza: Elas vão se repetir todas outras vez amanhã!
Se você não é mãe e está tentando compreender o mundo em que vivemos, queira me acompanhar numa visita pela manhã ao pediatra:

“Depois de ficar sentada 45 minutos com um garotinho irritado, febril, no colo, a mamãe e o bebê são finalmente recebidos no consultório.  O médico examina a criança doente e depois diz à mulher com expressão séria:
- É preciso que ele fique quieto durante quatro ou cinco dias.  Não deixe que coce a erupção.  Ele não pode cuspir o remédio, e você vai ter que ficar atenta às suas fezes. 
- Está bem Dr.! Mais alguma recomendação?
- Sim, mais uma.  Esta virose é altamente contagiosa.  Faça com que seus quatro outros filhos fiquem longe dele.  Volte dentro de uma semana.”

E sabe o que é mais surpreendente?  A maioria de nós conseguiria cumprir o recado e fazê-lo com amor e graça!  Apesar dessa dedicação porém, vamos admitir:  Educar meninos é um desafio especial!
Eu me lembro como era ser uma menininha enfeitada de babados e lacinhos, mas só tenho uma vaga ideia de como meus filhos sentem, pensam e se comportam.  Os meninos tendem a fazer bagunça, provocar os irmãos, correr pela casa e desafiar cada decisão e ordem que lhes damos.
Li uma vez um artigo do Dr. Tim Irwin que dizia que as mulheres que não cresceram com irmãos ficam no geral espantadas com os meninos – com a aparência, sons e cheiros que eles geram.  E eu concordo com ele! Muitas vezes eu não tenho ideia de como tratar com os meus!
O que eu procuro fazer (e isso pode ser uma sugestão) é ajudar meus meninos a liberar seu excesso de energia envolvendo-os em atividades onde lutas, risos, corridas, acrobacias e gritos sejam aceitáveis.  Taekwondo e Futebol são algumas possibilidades.  Também tento fazer com que suas mentes e mãos estejam sempre ocupadas.  Acredite: Deixá-los entediados gera ainda mais trabalho!
Há uma outra característica em nossos boys que aposto que você já notou: Eles quase não escutam a maior parte do tempo! Têm habilidade notável para ignorar tudo o que não lhes interessa!  Os homens também são assim.  Allan consegue ler um relatório do trabalho e não ouvir nada que está sendo dito a um metro de distância.
Os meninos tem essa mesma habilidade de nos ignorar.  Eles sinceramente não escutam as palavras que estão sendo despejadas em seus ouvidos.  Uma vez recebi um conselho que tem dado certo, e quero compartilhar: Toque fisicamente seu filho quando quiser obter sua atenção!  E assim eu faço!  Quando ele olha pra mim passo logo minhas mensagens em frases curtas!

           Então, apertem os cintos!  Temos bastante terreno interessante a cobrir!  E você, o que tem a dizer de seu menininho?

4 comentários:

M disse...

Kaeyllane, adorei ler o texto. Super divertido, e parece até que me enxerguei em algumas partes kkkk . Parabéns heroína.

Helen Almeida disse...

Kaey,
Amei o texto, afinal de contas sou mãe de menino.
vou falar uma coisa, AMO SER MÃE DE MENINO. Eles são carinhosos, amigos, perto dele me sinto uma rainha!
Com relação a nos ouvir, concordo plenamente, quando o Higor está na televisão preciso quase que sacudí-lo, kkkkkkkk
Agora queria compartilhar algo com vocês, não sei se todas concordam... Como é dificil achar uma loja com roupas legais para meninos! Para as meninas sempre tem novidades. Já pensei até em colocar uma loja só para vender roupas para meninos.

Unknown disse...

Que legal Max!!! Fico feliz!!!

Unknown disse...

É verdade Helen!!!! Eles são os melhores mesmo!!!!! Também amo ser mãe de meninos!!! Agora, o que você falou das lojas de roupas é a mais pura realidade, héin! Muito, mas muito mais opção para meninas!!!! Em compensação, as mães de meninas gastam muito mais também, né? Meninas são bem mais caras!!!! Você não acha? Rsrsrs