terça-feira, 7 de outubro de 2014

E o outono chegou em terras norte-americanas... Tempo de renovo!


Outro dia postei na minha página do Facebook algumas fotos nossas perto de lindas árvores com folhas amareladas, devido à chegada do outono aqui nos EUA.  Escrevi assim:
A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante.”
“...
quando algo acabar ou simplesmente for embora, lembre-se que as folhas do Outono não caem porque que querem.. mas sim porque chegou a hora..”

Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando para as árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características. Com menos luz solar, não haverá energia suficiente para a produção de clorofila e as folhas terão que ser sacrificadas e se tornarão amareladas ou avermelhadas. A base da haste das folhas enfraquece e elas caem. Sem as folhas, a árvore terá mais energia para seu próprio aquecimento para suportar o inverno até chegar as estações mais quentes.
Outono, estação da “morte” para as folhas que cumpriram seu papel na existência da árvore.  Para as folhas que “envelhecem”, amarelam e caem, o final de uma jornada… Para a árvore, o preparo da renovação. O recolhimento necessário para a vinda de novas folhas… folhas que nascerão fortes, verdejantes, belas; com uma grande força vital, alimentada pela decomposição das folhas velhas que caíram.
Na frente da minha casa tem 2 árvores grandes e eu sou apaixonada  por elas. Fico impressionada observando suas mudanças de acordo com a estação. No outono, elas ficam completamente sem folhas, nesta fase elas não ficam muito bonitas. Mas, na primavera  as folhas nascem de novo com um tom de verde incrível, e quando o vento sopra o barulho das folhas é uma música sem igual. Em seguida, vem as flores, muitas flores que embelezam e encantam toda a rua. Pela manhã, o carro fica coberto de flores e é maravilhoso sair espalhando suas flores pelo caminho. E por fim, chegam as sementes, encapsuladas em um revestimento que é capaz de voar por metros.
Será que as folhas velhas, ao caírem amareladas, têm compreensão de que servirão para fertilizar a terra, fortalecendo assim a árvore que a sustentou?
Deus prepara algo novo para nossa vida todo dia, não baseado em estações, mas diariamente. Aliás, Ele é o Criador e, por isso gosta de coisas novas, como está escrito: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a percebem? …” (Isaías 43:18-19).
 Quando nós permitimos (através da ação do seu Santo Espírito e da influência de Sua Palavra) Ele nos renova e, isto, não dá para esconder:“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17).
Na realidade, se a gente não se renovar a gente morre, por isso, Ele quer tirar as coisas velhas de nossa vida e trocar por coisas novas.  Gostar de coisa nova não é tão difícil; e é até um tanto simples, afinal, como Jesus disse uma vez: “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão… “ (Mateus 9:16-17).
Jesus disse isto para os Fariseus da época, para ilustrar que o Evangelho que ele pregava era uma oportunidade de uma vida nova para eles, uma oportunidade de mudança.   Hoje é o tempo da renovação para todos, é o tempo para uma nova experiência.   Portanto, “… não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente…” e experimentem e comprovem as coisas novas, boas e agradáveis que é “… a perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
Vivencie um outono em sua vida e peça ao Senhor esse renovo, faça como o Salmista e diga: “Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” (Salmos 51:10), por que Ele mesmo nos prometeu: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês…” (Ezequiel 36:26).  Ele também disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” (Apocalipse 21:5)
 “… coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,”  estão sendo preparadas especialmente,  para aqueles “que  O amam…”  (1 Coríntios 2:9)
O nosso Deus é o Deus do Renovo!

Entregue ao Senhor  as “estações” de sua vida!  Aproveite o verão, vivendo a alegria do Senhor, que é a nossa força, vigor.   Receba o outono com sabedoria, entregando a Ele suas ansiedades, acolha o inverno com a esperança de que a primavera é vindoura e trará flores para você espalhar pelo caminho que o Senhor te conduzir!

Nenhum comentário: