terça-feira, 14 de outubro de 2014

Siga a Nuvem!


16 Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. (Galatas 5:16)

Viver pelo Espírito não significa que sempre vamos ter vontade de fazer o que o Espírito Santo nos mostra a fazer, mas significa que estaremos tão centrados em fazer a vontade de Deus, que teremos paz em fazê-la mesmo não sendo a nossa vontade!
E não venha me dizer "ah, mas eu não consigo ser assim não, minha personalidade é diferente..."

Deus não perguntou a Josué que tipo de personalidade ele tinha!! Ele disse: Vá e eu estarei com você!! Da mesma forma como estive com Moisés, eu estarei com você! E eu te chamo pra conduzir esse povo à terra que prometi. Tudo o que você precisa fazer é seguir a arca!

(Números 9:15)
15 No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo.

Pra todos os lugares em que aquele povo ia, eles carregavam esse tabernáculo com eles, era o lugar onde eles cultuavam, oravam, glorificavam, pediam, enfim, o lugar onde se encontravam com Deus. E eu amo pensar nisso...  em todos os lugares em que eles iam, eles levavam Deus com eles. Como seríamos melhores se levássemos Deus conosco em todo tempo, em todo momento, em todo lugar!
No versículo lemos que havia uma nuvem cobrindo o tabernáculo, e essa nuvem era a presença de Deus.

(Números 9:16-17)
16 Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo.
17 Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.

São muitas as lições que podemos tirar desse texto, mas o que me chamou a atenção hoje foi: quando a nuvem andava, eles andavam. E quando a nuvem parava, eles paravam. Algumas vezes a nuvem decidia andar no meio da madrugada, e eles se levantavam e iam, no meio da madrugada. E outras vezes eles gostariam de sair dali onde estavam acampados, porque não gostavam do lugar, mas a nuvem não se movia, então eles tinham que ficar.

Você não deve sair de um lugar só porque você não gosta dali. Você não deve sair de um relacionamento só porque não gosta de como está se sentindo. Preste atenção à nuvem: se a nuvem ficar, então você deve ficar.
Eu imagino que essa palavra mexe com muitos de nós porque pensamos que devemos estar sempre onde nos sentimos bem, e se não estamos nos sentindo bem, então é hora de ir.  O "problema" é descobrir que a nuvem não está indo, e agora vamos ter que ficar e aprender a ser felizes onde estamos, e enquanto estivermos ali.
Sabe, algumas vezes Deus nos permite ficar perto de alguma coisa que nos incomoda, que achamos errada, pra aprendermos a superar coisas que ainda virão.
Se a nuvem andar, então andamos!
Se a nuvem parar, então paramos!

(Números 9:18-20)
18 Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.
19 Enquanto a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, e não partiam.
20 Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do Senhor eles acampavam, e também conforme a ordem do Senhor, partiam.
21 Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam.


"....Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam." Senhor, acabei de desfazer as malas, e lá vou eu de novo???
Pensa comigo, como é que era isso pra eles?  Eu não acho que "levantar acampamento" todas as vezes que eram chamados, sem um planejamento prévio, era um trabalho simples!!!
Como você se sentiria se tivesse que sair de sua cidade e partir para um lugar desconhecido com seus "camelos" e suas "tendas", e todos os seus "pertences", e de repente, sem nenhuma permissão sua, sem nenhuma consideração sobre o que você pensa, ou sente, Deus se levanta e diz: "Ok, vamos mudar de novo!"
"Mas Deus, nós acabamos de chegar aqui!!"
"É, mas tá na hora de ir de novo."
E outro dia, você está preparado pra ir, mas Deus diz: "Não vamos a lugar nenhum."
Você fica.
Outro dia: você vai. Você fica. Vai. Fica...

Sabe, tenho pensado muito ultimamente sobre a jornada de minha vida, e de minha família... E pra ser sincera, não consigo entender onde cheguei, a não ser por uma simples razão: a de caminhar em busca da vontade de Deus para nossas vidas. E andar, mesmo que as vezes tateando no escuro, indo e voltando, as vezes parando, mas enxergando a nuvem. E quando a nuvem vai, a gente vai. Quando a nuvem para, a gente para.

Se você decidir parar de deixar outras pessoas decidirem sua vida por você, e ser ousado o suficiente pra ouvir a voz do Espírito Santo, você vai encontrar a vontade de Deus para sua vida! Você vai encontrar o que irá te completar, vai descobrir o que Deus tem pra você!!


            Então!  Siga a Nuvem!

Nenhum comentário: