quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Você nunca está sozinho!




Sabe, escolhi essa figura por que representa duas coisas que gosto muito na minha vida:  Minha Bíblia e meu Café!!  Quem me conhece pessoalmente sabe dos meus momentos a sós com minha bíblia e minha caneca de café!! Momentos preciosos!!  E gosto de faze-los sozinha.  Sozinha, mas não solitária!

 Falando em solidão, semana passada assisti uma série de conferências pela TV e anotei alguns pontos que gostaria de compartilhar.  Não fiz anotações durante a série... por isso não estarei passando pra você exatamente a mesma mensagem, mas sei que o que me chamou atenção pode ser útil pra você também, então aí vai:

Você não precisa estar sozinho pra se sentir solitário.  Você pode estar cercado de pessoas, mas se o interesse dessas pessoas se baseia no que você pode fazer por elas, você vai acabar se sentindo solitário.  E por outro lado, você pode estar absolutamente sozinho e não se sentir solitário!!

Não sei se você sabe, mas é inacreditável o número de pessoas solitárias em todo o mundo.  Talvez você conheça alguém assim... talvez você tem se sentido solitário... Talvez você nunca classificou o que você sente como “solidão”, mas lá dentro, no fundo, você sente uma grande necessidade de ser entendido, de ser confortado, você tem a necessidade de estar sempre em contato com pessoas. 

Todos nós precisamos de amigos e bons relacionamentos familiares, mas como sabemos bem,  isso não é fácil de conquistar, desenvolver e manter.  Eu creio que a Bíblia é um livro de relacionamentos, ela trata desse assunto em todo tempo:  Nosso relacionamento com Deus, nosso relacionamento com o próximo e, não menos importante (que devemos nos lembrar mais vezes) nosso relacionamento conosco!!  Sim, meu relacionamento comigo mesmo!

Você sabia que você tem um relacionamento com você?  Ele pode até não ser muito bom, mas se você não se relaciona bem com você, então será dificil se relacionar com qualquer outra pessoa.  Você pode até não pensar isso com frequência “será que me dou bem comigo mesmo?”, mas deveria!

Duas coisas importantes, que precisamos forçar nossa mente a nos lembrar todos os dias: (e a primeira delas você pode dizer “...tá, e quem é que não sabe disso??”, mas eu vou dizer assim mesmo)

1.      Deus está SEMPRE conosco

Viu, eu sabia que isso não iria te impressionar em nada!!  O Senhor diz “Não te deixarei, e nem te desampararei” (Hebreus 13:5).  Mas sabe de uma coisa,  eu acho que às vezes nós não estamos atentos às coisas como deveríamos estar... Estamos preocupados com tantas coisas ao mesmo tempo, temos tantas prioridades, que às vezes damos atenção a coisas que deveríamos estar ignorando, e ignoramos coisas que deveríamos estar prestando mais atenção.  Ultimamente tenho orado nesse sentido, que o Senhor me dê entendimento; pois Ele faz tantas coisas na nossa vida, o tempo todo, e nós sequer percebemos...

Você pode pensar  “mas Kaeyllane eu sei que Deus está comigo e coisa e tal, só que  eu não posso sentar e bater um papo com Ele, tomar um café...”, bem... talvez o que está faltando não é aprender a falar, mas sim aprender a ouvi-lo.

Quantas vezes eu perguntei algo ao Senhor, e alguma passagem das escrituras veio logo à minha mente!?!  Sabe, você possui sua Bíblia por uma razão lógica!!  Quanto mais você lê e estuda, mais possibilidades o Espirito Santo tem de te lembrar o que você leu nas horas que você mais precisa!  Nosso relacionamento com Deus não pode se basear em nossa ida à igreja aos domingos! Não me interpretem mal, mas às vezes nós damos importancia demais ao nosso compromisso de estar na igreja todos os domingos e não priorizamos nossa caminhada diária com Deus, o nosso relacionamento com Ele.  Nós vamos à igreja pra termos comunhão com Deus e com nossos irmãos, nós louvamos juntos, aprendemos da Palavra juntos, ajudamos e somos ajudados (bom, eu espero que sim, né?), esperamos que as pessoas sintam nossa falta quando não estamos lá, mas a maior parte de nossa vida com Deus nós não vivemos na igreja! É Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, manhã, tarde, noite, no meio da noite, Deus está SEMPRE conosco!  E você não precisa ficar procurando por Ele, se você crê em Deus Ele vive em você, através do Espirito Santo. Não há nada mais perto de você que isso!!

Então, eu me forço a lembrar disso algumas vezes: Deus está comigo!

Ele não está comigo só quando estou orando, ou lendo a biblia, ou indo pra igreja.  Deus está comigo quando eu vou às compras, ou quando vou fazer minhas unhas!  Levou um tempo pra eu entender que nós não devemos dividir o sagrado do secular; em outras palavras, Deus não está interessado apenas em nossa “parte religiosa”, na verdade algumas vezes Ele deve até dizer “Sério mesmo??” quando começamos a orar e mudamos até o tom da nossa voz em uma “reverência” que nos torna uma pessoa totalmente diferente de nós mesmos!

Deus só quer estar conosco sempre!  Ele quer viver conosco, e em nós, e através de nós. Ele quer estar envolvido em cada prioridade de nossa vida.  Em cada coisa que nos chama a atenção. E não há nada que nos interesse que não interesse a Deus também!  E Ele “nunca nos deixará, ou nos desamparará”!!

Ele não fecha os olhos quando fazemos algo errado, nós até podemos tentar nos esconder de Deus, mas Ele nunca se esconde de nós.  De uma coisa você pode estar certo: Você nunca está sozinho!

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
(Josué 1:9)

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.”
(
Deuteronômio 31:6)

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”
(
Salmos 139:7-10)

Deus está em todo o lugar, e por isso precisamos entender que nunca estamos sozinhos! Precisamos nos lembrar disso e nos apoiar nisso, mais do que nos apoiamos em outras pessoas!  Pessoas são importantes, mas algumas vezes elas se tornam importantes demais pra nós, mais do que deveriam ser.

Bom, a outra ideia que eu gostaria de compartilhar com você, (prepare-se para não se surpreender de novo!!),  foi uma das coisas que aprendi desde nova, por ser filha única:

2.      Você não precisa se sentir sozinho se você aprender a estar com você.

Você está com você o tempo todo!!  Você nunca vai embora!  Você já pensou nisso? Você não consegue se livrar de você nem por um segundo da sua vida!  Todo lugar que você vai, lá está você! Agora, se você não gosta de você, você está em apuros!!  Ultimamente tenho me dado melhor comigo mesmo do que com qualquer outra pessoa!

Mas você precisa se conhecer pra se dar bem com você!!  Que tal passar os próximos dias descobrindo: - Do que você gosta?  - O que te faz feliz? – O que você gosta de fazer?

Muita gente não sabe. Eu pergntei a uma pessoa outro dia o que ela gostava de fazer e ela disse “... sei lá...”  E eu a entendo perfeitamente, porque eu também passei alguns anos tentando descobrir quem eu realmente era... E de vez em quando preciso lembrar a mim mesmo quem eu sou!

Descubra quem você é, o que gosta de fazer, o que gosta de ler, e você poderá até ficar sozinho, mas nunca estará solitário!! 

Lembre-se:  Deus está SEMPRE com você!  Você nunca está sozinho!!

Um comentário:

Unknown disse...

Adoraria ouvir de vocês!! Se este post ou este blog tem de algum a forma chamado sua atenção: comente!